Presidente do Sindicato dos Motoristas participa de encontro para discutir criação de pontos de descanso

A criação de pontos de parada e descanso é fundamental para que os motoristas de transportes possam dirigir com mais segurança e conforto, reduzindo o número de acidentes nas rodovias de todo o país.

Esse foi o tema principal de uma reunião no Ministério dos Transportes comandada pelo presidente da FTTRESP (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo) e da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) Valdir de Souza Pestana, nesta segunda-feira, dia 8 de abril.

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Jales e Região e secretário geral da Federação, José Roberto Duarte da Silveira, informou que os presidentes e representantes dos sindicatos da categoria do Estado de São Paulo que participaram do encontro em Brasília puderam destacar a importância da criação desses pontos para os motoristas que são obrigados a parar em pátios de postos, muitas vezes sem qualquer estrutura.

Outro problema é que muitos desses postos acabam não aceitando os caminhões parados no pátio se não houver consumação. E os postos que deixam estacionar geralmente não oferecem nenhuma segurança, nem para o caminhão, nem para o próprio motorista.

José Roberto explicou que o tempo de descanso, como previsto na Lei do Motorista é importante para evitar o excesso de períodos na direção, mas para que a lei seja cumprida é necessário que sejam criados os pontos de parada, com segurança e todo suporte para o motorista.

Durante o encontro os representantes dos motoristas apresentaram um projeto sugerindo como deverão ser esses pontos.

Durante o encontro, os representantes dos motoristas apresentaram um projeto para a criação dos pontos de parada e descanso

Os pontos de parada e descanso são importantes para reduzir os acidentes nas estradas, como foi destacado na reunião em Brasília

Matéria: Luiz Ramires